a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget.

242 Wythe Ave #4, Brooklyn, NY 11249
1-090-1197-9528
office@ourbusiness.com
(17) 3305-2048
(17) 99137-5552
pericoco@pericoco.com.br

Marketing Digital

Marketing digital é uma forma de promover produtos/serviços utilizando as mídias digitais.

O investimento em marketing digital se justifica por um fator muito simples: metade da população mundial já tem acesso à internet, e esse número tende a crescer progressivamente. Além disso, centenas de milhares de pessoas passam horas do seu dia conectadas.

E mais, existem vários canais de comunicação dentro do mundo digital, entre eles estão os sites, blogs, mecanismos de buscas, e-mails, e as várias mídias sociais.

O marketing digital traz vantagens como: interatividade (o foco deixa de ser o produto e passa a ser a experiência do usuário durante a jornada de compra); análise e mensuração (através do ROI – Retorno Sobre Investimento e CAC – Custo de Aquisição de Clientes as estratégias e investimentos podem ser analisados em tempo real); e direcionamento (é possível falar com as pessoas que realmente têm o perfil de consumidor do seu produto).

Ao criar um plano de marketing digital é fundamental ter um profissional especializado, que poderá considerar a persona alvo, definir os objetivos a serem alcançados, e criar indicadores chaves de performance (KPIs).

Linguagem

Conheça os principais termos utilizados na linguagem do marketing digital:

  • Persona – é o perfil do consumidor do seu produto/serviço, criado com base em consumidores reais.
  • Leads – são as oportunidades para fazer negócios, seus potenciais compradores.
  • Funil de vendas – etapas que um consumidor percorre até fechar o negócio.
  • Landing Page – páginas focadas em capturar interessados no produto, totalmente focadas no fechamento das vendas.
  • SEO (Search Engine Optimization) – ações que trazem estratégias para melhorar o rankeamento dos seus conteúdos.
  • CTA (Calls-to-Action) – chamadas e/ou botões que direcionem a ação que os usuários devem cumprir quando visitam uma página, seguindo pelo funil de vendas, até concretizarem a compra.
  • Fluxo de Nutrição – a ação do usuário funciona como um direcionamento para o fluxo de mensagens que irá levá-lo a caminhar pelo funil de vendas.

Estratégias

Mas para o bom uso do marketing digital não basta que sua empresa esteja na internet, é preciso saber usar as estratégias de forma correta.

Uma delas é o inbound marketing, o marketing de atração, que tem por objetivo fazer com que as pessoas/clientes encontrem sua empresa/produto.

Seu papel é o que entender as necessidades dos consumidores para então estabelecer uma comunicação que atenda os desejos dessas pessoas.

E para que as pessoas cheguem ao seu produto/serviço a forma mais efetiva, atualmente, é utilizando o marketing de conteúdo, que conduz o potencial cliente pela jornada de compra, oferecendo as melhores soluções até que chegue o momento da conversão.

Quanto à divulgação de conteúdos existe uma série de canais, alguns exemplos são os blogs, sites institucionais, redes sociais, e-mail marketing, cada qual com suas estratégias, focadas no seu público.

Ferramentas

Em marketing digital o uso de ferramentas específicas é fundamental para filtrar informações e planejar as melhores estratégias.

Saiba mais sobre algumas delas:

SEO

Dentro dele estão as pesquisas de palavras-chave, onde o usuário encontra oportunidades de termos fundamentais para sua estratégia. Pelo SEO técnico encontra-se a autoridade de domínio, averiguando e corrigindo erros de SEO, como conteúdos duplicados.

As backlinks são importantes para checar os links recebidos, a quantidade e se eles devem ou não ser removidos.

Análise

Ferramentas de análise de métricas permitem acompanhar fatores como tráfego, origem do tráfego e caminho dos usuários pelo site.

Quando se fala em analisar a concorrência, o objetivo é fazer comparativos seja de palavras-chave, engajamento ou outros.

Design

Comunicação online precisa ter um visual atrativo, por isso, encontre a identidade visual da sua empresa. Também é importante levar em conta o uso de vídeos, que auxiliam bastante na potencialização da estratégia de marketing.

CRO – para entender as conversões do site e das estratégias online.

Automação – utilizadas para integrar estratégias.

Relacionamento Interno – facilita a comunicação entre diferentes setores da empresa.

Redes Sociais – permitem o agendamento de posts e o acompanhamento de métricas

Métricas

Uma das principais vantagens, e diferenciais, do marketing digital é ele ser mensurável. Com isso, avaliar as estratégias se torna um processo mais eficiente, viabilizando que, se necessário, seja possível refazê-las.

Para observar as métricas corretas é fundamental obter alguns dados do seu blog ou site. As usadas mais comumentes são: o número de pessoas que acessam a página; o tráfego orgânico ou pago; porcentagem de usuários que realizam apenas uma visita sem qualquer outra interação; taxas de conversão; e links vindos de outros domínios que direcionam para o seu site ou blog.

Dentro das métricas está o ROI (Retorno Sobre Investimento) que fica diretamente ligado à lucratividade. Ele representa a comparação entre o quanto às vendas cresceram, e o quanto foi investido.

Já o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) traz a relação entre o número de clientes e o que foi investido em marketing digital.

O MRR (Receita Mensal Recorrente), que está diretamente ligado a pagamentos periódicos, engloba a forma de prever a receita gerada.

Há ainda o Custo Por Aquisição (soma os gastos e os contatos adquiridos dentro de um período de tempo); Custo Por Lead (valor investido na geração de um novo lead); Taxa de Retenção (quantos clientes permanecem do início a fim de um determinado período); entre outros.

Quer saber mais sobre marketing digital? A Agência Pericoco pode ajudar você.